Cities of Dance?

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Título Title Cities of Dance? – Documentation Project – APAP V – APAP Advancing Performing Arts Project
Coordenador e Editor Português Volume and Portuguese Editor: Luís Firmo
Editor Alemão German editor: Gabriela Daedelow
Editor Italiano Italian editor: Angela Fumarola
Editor Austríaco
Austrian editor: Kate Mattingly
Editores Belgas
Belgian editors: Koen Kwanten, Franky Devos
Editor Polaco
Polish editor: Adam Kowalski
Contribuições
Contributors: Adam Kowalski (PL), Angela Fumarola (IT), Cláudia Galhós (PT), Franky Devos (BE), Gabriela Daedelow (DE), Kate Mattingly (AT), Koen Kwanten (BE), Luís Firmo (PT), Michael Stolhofer (AT), Pirkko Husemann (DE)
Design Gráfico Graphic Design: Sónia Ribeiro @
www.whoinventedfootnotes.com
Palavras Chave: Dança. Artes Performativas. Sítio-Especificidade. Comunidade. Local. Arte Pública. Keywords: Dance. Performing Arts. Site-Specificity. Community. Local. Public Art.
Línguas: Inglês Languages: English
Número de páginas Number of Pages: 112
Data de Publicação:  Novembro de 2007 Publication Date: November 2007
ISBN: 978-989-95397-1-6
Dimensões: altura 23cm x largura 16.5cm x espessura 0,8cm Size: 23cm (H) x  16.5cm (W) x 0,8cm (D)
Peso Weigh: 200g
Preço
Price: 15€
«A dança contemporânea é uma forma de expressão artística que sofreu enormes alterações nos últimos anos. Chegou a pontos de abstracção e decomposição que apenas conhecíamos da música e das artes visuais e que dificilmente poderiam ter sido imaginados pelas artes performativas. Jerome Bel fez disparar a nossa imaginação apresentando-nos um palco vazio, outros actuaram em total escuridão ou apenas colocaram questões.
O corpo em movimento, enquanto sinónimo de dança, foi banido; o movimento, a base daquilo que concordávamos ser a dança, tornou-se ausente. A audiência tinha de descodificar conceitos e era levada a fazer desvios referenciais. O impacto da dança enquanto género transformou-se, a concordância terminológica dissolveu-se – seguiram-se o desentendimento, a discussão e a reformulação.
(…)
Este livro permite-nos uma visão particular da dança, pelo facto de a mesma ser construída pelas instituições culturais das seis diferentes cidades que constituem esta rede, a partir das ligações que as mesmas foram capazes de estabelecer entre diferentes partes da Europa. Apresenta-nos abordagens muito diferentes da ideia de dança contemporânea e ao fazê-lo exemplifica bem a realidade do mundo da dança: experimentar, lutar por novas formas e definições, desenvolver, abrir, fechar…»
Michael Stolhofer
Director Geral do Projecto APAP V
«Contemporary dance is an art form that went through enormous changes in the last years. It took itself to points of abstraction and decomposition that we only knew from music and visual arts and could have hardly being imagined for the performing arts. Jerome Bel triggered our phantasy by showing us an empty stage, others played in total darkness or were only asking questions.
The moving body being synonymic for dance was banned, movement, the basis of our agreement what dance meant often was absent. The audience had to decode concepts and was taken on referential detours. The genre dance was changing its impact the terminological accordance dissolved – misunderstanding, discussion and reassessment followed.
(…)
This book allows a specific view of dance-related cultural institutions on their six cities/regions and the links that a network was able to make between this different parts of Europe. It shows very different approaches to the idea of contemporary dance and by doing so very much exemplifies the reality of the dance world: experimenting, struggling for new forms and definitions, developing, opening, closing…»
Michael Stolhofer
Project APAP V, General Manager.
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